segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Chuva No Lago

Enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono. Tudo rindo seria cansativo. Mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida...” Quicas Borba: Machado de Assis



Eu? Eu quem?
Eu que tenho o menor e mais insignificante de todos os problemas do mundo? Eu que não abaixo a cabeça nem para enxergar a pedra que me faz tropeçar? Eu que já não conheço qual é a verdade entre realidade e o que eu inventei? Eu que, hoje me canso de me colocar como a melhor, sem reconhecimento, porque acreditei tanto que teria coisas na vida que eu nunca faria, acreditei que teria nomes e pessoas a honrar...


Usei de falsos princípios para esconder de todos, até de mim mesma, que nunca deixei de fazer nada por ninguém. Há muito que tranquei a moral que eu tenho com a vida, e perdi as chaves num desses becos escuros, sem saída, esses becos que a gente sabe que não deve nem entrar. Meus pecados não eram mortais, nem nenhum crime, mas o suficiente para eu já não possuir mas, aquela mão que se usa para bater.


Eu tenho tão poucos motivos para ser triste que arranjo de pequenos pretextos, como um pecado não julgado, para colocar um casaco em um dia de sol e me esconder atrás de casa com papel e lápis.
Minhas revoltas tem tanto efeito quanto chuva num lago; só volta de onde veio. Nuvem acumulada que molha a própria água, por não ter nenhum motivo para molhar outro lugar. Ciclo - chato e - infinito...


Mas não demora muito e lá vem o sol, para evaporar com as minhas lamúrias, regar de luz a parte escura da minha imaginação que cria texto feio.

Não tenho nenhum problema com o sol, a chuva, nem com o nublado. Meu problema é com a previsão. Tudo que é previsível é tedioso. Não existe céu azul com vento forte que me conforte ao tédio. Por isso me revolto com o objeto mais próximo de mim - eu mesma - e faço chover.


– Ully Stella 




Nenhum comentário:

Postar um comentário